segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gestão pública BJI | Licitação com valores discrepantes para cobertura de eventos

Recentemente o vereador Ricardo Aguiar levantou uma sucinta suspeita sobre os esquemas licitatórios que tem ocorrido com frequência na prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana

E para dar embasamento ao que alertou o jovem parlamentar, temos nesta publicação as imagens do edital do pregão presencial para registro de preços 151/2013 e a ata de registro de preços do mesmo certame, ambas as informações já disponíveis no site da prefeitura.

Quando elaborado o edital do certame, a tomada de preços para estabelecer o valor estimado em R$ 64.648,50 pra o serviço de foto e filmagem a pedido do gabinete da prefeita, presume-se que tais serviços sejam para alimentar o campo de notícias do portal da prefeitura.

Ocorre que a empresa vencedora desta licitação é de propriedade de um opositor ao governo e por não compactuar com as ilicitudes que ocorrem com frequência em diversas licitações, o valor licitado pela empresa vencedora foi de R$ 33.700,00 caindo o valor praticamente pela metade do preço cotado pela comissão permanente de licitações do município.


Pergunto aos responsáveis por este processo licitatório qual empresa forneceu os valores que foram estimados no edital deste certame?

É fato que esses valores cotados pra o edital foram praticados ao longo de 2013?

O lamentável deste caso é observar que empresários de Bom Jesus do Itabapoana que tem raízes e filhos em nossa cidade tem contribuído decisivamente para todos esses esquemas nas licitações da prefeitura, pois sem a colaboração dessas empresas que oferecem cotações superfaturadas, os corruptos não conseguiriam êxito em seus atos ilícitos.


Contudo ainda cabe a este espaço alertar aos senhores comerciantes que facilitam a vida dos cretinos do poder que o Ministério Público está tomando conhecimento de tudo isso, e a nova Lei Anticorrupção se estende às empresas envolvidas em crimes de improbidade, e as punições são severas.