domingo, 19 de outubro de 2014

Eleições 2014 | Globo em pânico com esvaziamento do debate

Quem acompanhou o noticiário político do Globo Online pensou estar acessando a página da revista Carta Capital tamanha a positividade da pauta do noticiário favorável a Dilma Roussef.

Neste artigo exemplifico três publicações relacionadas aos debates entre os presidenciáveis na Band e no SBT, tendo primeiramente Ricardo Noblat noticiando que Dilma venceu o debate com Aécio.

Ainda sobre o debate na Bando o colunista Elio Gaspari repercute o questionamento de Dilma contra Aécio listando cinco escândalos que não foram investigados sempre com a frase final de quem “ninguém foi preso”, e o colunista citado relembrou para os leitores os cinco casos com um resumo objetivo sobre cada um deles.

No debate do SBT na quinta-feira o presidenciável Aécio Neves rebateu a opositora na questão do nepotismo denunciado por ela no debate anterior, na ocasião ela levantou suspeitas sobre o trabalho prestado pela irmã do candidato ao governo do estado de MG quando ele era governador. 

No debate seguinte o tucano denunciou que sua adversária também teria praticado nepotismo com o irmão empregado no governo petista da prefeitura de Belo Horizonte.

No dia seguinte a esse debate o Globo Online estampava em letras garrafais uma reportagem sobre a discrição e simplicidade do primeiro-irmão dando uma forte conotação ao fato dele fazer questão de e manter longe dos holofotes e não se beneficiar do fato de sua irmã ser presidente da república.

Este comportamento das Organizações Globo está relacionado com as pesquisas realizadas pelo Instituto Sensus e divulgadas pela revista Isto É que sempre mostram o tucano com mais de dez pontos percentuais frente a petista. 

A “OG” sente arrepios com a possibilidade deste debate fracassar na audiência, com isso nesta semana teremos nova rodada de pesquisas Ibope e Datafolha com resultados iguais aos anteriores do segundo turno (Aécio 51 x 49 Dilma) para tentar manter a expectativa e a impressão de um disputa acirrada.

A verdade é que faltando somente uma semana para o dia decisivo é muito pouco provável que a disputa esteja tão acirrada, o eleitor já decidiu em mais de 90%, bastando observar que as pesquisas já sinalizam que o índice de conhecimento dos candidatos pelos eleitores ultrapassam este patamar. 
O comportamento dos veículos de comunicação poderemos confirmar que o PT não permanecerá no poder e que a diferença será de mais de dez pontos, mesmo com a Globo tentando dizer que não.