domingo, 25 de janeiro de 2015

A nossa água de cada dia, e nosso rio com menos dias

Ensaio/Humor/Sarcasmo - Rio Itabapoana passa por profundas transformações podendo também ser chamado de “Rio Negro”, no seu curso a partir do ponto de captação de água da CEDAE devido ao despejo de esgoto in natura

Bom Jesus do Itabapoana está sendo contemplado com a fantástica parceria estabelecida entre o governador Pezão e nossa dinâmica-determinada-visionária-atuante-futurista Branca Motta, eles estão revolucionando as políticas de abastecimento de água com programas inovadores para o cotidiano do cidadão bom-jesuense, que vive dias de constante abundância de H2O em suas torneiras.

Para conter o despejo de esgoto in natura no rio Itabapoana, o governo municipal em auxilio ao estadual entrou com o projeto “Mais assoreamento”, no qual através da emissão de toneladas de terra pelos “lamadutos” do município, proporcionou a formação de enormes e consistentes bancos de areia nas margens do rio, que estão represando o esgoto sem que ele entre no curso do rio. Já para o incômodo odor exalado pelo esgoto represado, o governo lançará o programa "Nariz de Palhaço" que pressionará nossas vias nasais evitando assim o incômodo fétido, a secretaria de assistência social está elaborando um estudo de viabilidade para a distribuição dos assessórios rubro/nasal.

O grande banco de assoreamento formado também tem a serventia de um "deck natural" para estimular a produção de pescado no município, com a perspectiva de se formar uma via no meio do rio para desafogar o trânsito do centro da cidade para quem trafega para os bairros José Lima, Lia Márcia, Parque Trevo, Asa Branca e os estudantes do IFF.

E o programa “Mais assoreamento” se estende também aos distritos em que até nas torneiras abastecidas pelo municipal SAAE despejam o concentrado água/barro em uma sincronia incrível com os diversos pontos de erosão existentes na zona rural, aliados é claro aos muitos loteamentos e cortes de barrancos estratégicos cidade afora.
E falando sobre o SAAE, este em parceria com a secretaria de saúde está lançando nos distritos o programa sócio/econômico “Menos creme dental”, isso mesmo pessoas! Os moradores dos distritos abastecidos pelo SAAE estão sendo contemplados com “overdoses” de cloro por milímetro cúbico de água, bastando somente escovar os dentes com nossa água super-clorada.

Ainda está em desenvolvimento um amplo estudo para a secretaria de saúde recomendar que os munícipes bebam a super-água-clorada diretamente na torneira para que se combata via oral as parasitas que habitam em nós, este seria o programa “Menos lombrigas”, evitando assim muitas doenças no aparelho digestivo, sendo certo que com doses diárias de nossa água-clorada estaremos constantemente desinfetados internamente.

Tal medida também está sendo estudada para a população da sede do município, haja visto que os coliformes fecais fornecidos pela CEDAE estão com o nível de água potável abaixo da média, culpa dos fenômenos climáticos do planeta, para tanto a município terá que construir e sucatear em tempo recorde uma nova Estação de Tratamento de Água do SAAE para distribuir cloro pelas torneiras na cidade.

Como todos vêm, estamos na vanguarda das políticas do bem estar social – 25 de janeiro de 2015