domingo, 22 de fevereiro de 2015

Receita de robalo assado

Eu acho que quando o grande Chef francês Jacques Maximin, cuja especialidade é peixe, explica qual é a melhor maneira de fazer robalo você tem uma obrigação moral de experimentar.  

E ele acertou em cheio porque, pelo visto como ele, eu gosto do meu peixe simples, sem grandes produções.  Descobri que não gosto nem de cenoura no peixe, para surpresa do meu pai, outro aficionado por peixes e coisas lindas provenientes do mar.
Mas os tomates, umas boas azeitonas pretas, talvez umas batatas (pequenas), e eu estou feliz.
Muita atenção ao tempo de cozimento. O único segredo na hora de preparar peixe é não cozinhar demais. Para os dois robalos (pequenos) da foto, 30 minutos foram perfeitos. Ajuste o tempo ao tamanho do seu peixe mas procure não deixar assar demais.

Ingredientes

1 robalo médio, ou 2 pequenos (de tamanhos idênticos)
¼ copo de azeite de oliva
¼ copo de manteiga sem sal (50 gramas)
¼ copo de agua
¼ copo de vinho branco seco

Sal

Limão

Tomates picados ou tomates cereja, azeitonas pretas, tomilho e folha de louro

Modo de preparo

1. Peça para o peixeiro limpar o peixe mas deixa-lo inteiro. Ponha o em uma assadeira aonde ele caiba sem sobrar muito espaço, para o molho ficar bem concentrado no peixe. Forre a assadeira com um pedaço de papel alumínio e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 graus.

2. Numa panela pequena, ponha o azeite, a manteiga, a água e o vinho. Leve ao fogo baixo somente até derreter a manteiga.  Assim que a manteiga estiver derretida, tire do fogo, mexa bem e reserve enquanto prepara o peixe.


3. Ponha o peixe na assadeira. Arrume os tomates e azeitonas em volta. Tempere com sal, tomilho e folha de louro. Regue com o molho. Esprema o suco de um limão por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Sirva quente com batatas douradas ou arroz.