sexta-feira, 24 de abril de 2015

Parlamento Federal | Proposta aos defensores da redução da maioridade penal

No atual sistema carcerário em funcionamento no País, cerca de 70% dos detentos voltam a cometer crimes depois de soltos, no sistema de aplicação de medidas socioeducativas para menores infratores o índice de reincidência de menores no crime não chega a 25%. 
Esta estatística fica de fora de quase todos os debates sobre este tema, os grandes veículos de comunicação e os setores conservadores do congresso evitam esses dados sem que são abordados pela minoria contrária a medida.

Está óbvio que se levarmos os menores infratores ou criminosos a serem submetidos ao sistema carcerário para adultos, teremos muito mais violência nas ruas ao passo que o índice de reincidência de adolescentes no crime depois de soltos pode saltar de menos de 25% para quase 70%, os números são claros!

Clique na imagem e leia a nota da CNBB
Diante esses números esclarecedores, proponho a todos que defendem a redução da maioridade penal a pressionarem pela aprovação do Projeto de Lei que torna HEDIONDO os crimes de corrupção na administração pública em todas as esferas. O texto básico já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Em vez de criminalizarmos os adolescentes, vamos colocar na cadeia quem desvia os recursos públicos que poderiam fazer mais escolas, creches e centros culturais, além é claro de melhor remunerar os membros dos Conselhos Tutelares e demais profissionais das políticas públicas de inclusão social existentes.

A partir do momento em que os corruptos forem presos, por consequência sobrará mais recursos públicos para evitar que jovens e adolescentes ingressem no mundo do crime, a proposta é uma questão de lógica.