quarta-feira, 27 de maio de 2015

O fim da reeleição pode se tornar no início da incerteza em Bom Jesus do Itabapoana

A Câmara dos Deputados aprovou no início desta madrugada de quinta-feira (28/05) parte do texto da reforma política que acaba com o instituto da reeleição para presidentes, governadores e prefeitos, (leia matéria noticiada no site da revista Carta Capital) o projeto foi votado em primeiro turno, faltando a votação em segundo turno, no senado e finalmente com a sanção da presidente da República. No entanto as possibilidades desta importante alteração se consumar ainda no primeiro semestre são reais.

E é com esta possibilidade que Bom Jesus do Itabapoana sentirá logo em 2015 os reflexos desta mudança, haja visto que se confirmada a condenação da prefeita pelo TSE nas próximas semanas, o candidato segundo colocado na eleição de 2012, Roberto Elias Salim, estará em uma verdadeira “sinuca de bico”.

Ele assumindo a prefeitura até o final do mês de junho, corre o risco de ver o projeto de reforma política que extingue a reeleição aprovado em agosto, e ele com planos de se reeleger depois de assumir o governo a menos de dois anos do final, teria seus objetivos abreviados, pois a mudança constitucional já valeria para a eleição de 2016.
Diante desta possibilidade, surge a hipótese de Roberto Salim abrir mão do mandato de aproximadamente dezoito meses com o vice assumindo sob a tutela do pai, a qual é público e notório que o mesmo tem intenções pela disputa do ano que vem.

No entanto há quem diga que Paulo Sérgio Cyrillo “pai” estaria com problemas processuais e que muito provavelmente ele não terá condições de disputar as eleições de 2016, assim como ocorreu em 2008 e 2012, o que abre mais uma indagação se o vice-prefeito Paulo Sérgio Cyrillo “filho” ficaria estimulado em assumir o governo com tantos problemas sem a possibilidade do pai se candidatar.

O que não faltam são perspectivas turbulentas em nosso cenário político a partir do momento que se confirmar o fim da reeleição para o pleito de 2016, sem dúvidas que podemos rever a ciranda de prefeitos como ocorreu em 2008.