quarta-feira, 1 de julho de 2015

Natividade – Chico da Saúde (PT) toma posse, a vitória da insistência



A eleição 2012 de Natividade se encerrou nesta quarta-feira, 01 de julho de 2015 com a posse dos novos prefeito e vice-prefeito, Chico da Saúde e Batata do partido dos Trabalhadores que venceram a eleição complementar realizada em maio passado, depois da decisão final do TSE sobre a cassação do prefeito eleito em 2012, Taninho.
Aos novos comandantes do poder executivo de Natividade registro meus votos de sucesso frente aos desafios que virão, e em especial congratulo meu amigo de longa data Luiz Antônio Fernandes, ou “Luiz PT”, incansável aliado do novo prefeito nas articulações políticas regional e no próprio processo eleitoral a qual ele participou ativamente.

O amigo Chico da Saúde assume o governo no momento limite para se estabelecer sua marca como gestor do município, pois ele terá exatamente um ano de ações governamentais sem violar o período vedado pela legislação eleitoral, inclusive com tempo suficiente para elaborar o orçamento participativo de 2016 dentro de seu programa de governo que poderá pavimentar de maneira consistente seu caminho para reeleição.

A vitória do Chico da Saúde em Natividade com sua respectiva posse neste findar do mês de junho de 2015 deveria servir de subsídio de reflexão para os postulantes que esperam pela decisão do processo de cassação da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana. 
É fato que os processos de cassação do ex-prefeito Taninho tramitaram em uma velocidade espantosamente superior ao nosso que se arrasta, e vejam que as cassações de Natividade ocorreram depois das de Bom Jesus, e também é fato que o prefeito cassado era aliado do governo do estado, sendo ele do partido do vice Dornelles, inclusive com um das cassações oriundas de um evento com o governador Cabral.

O que então fez com que o processo eleitoral de 2012 terminasse primeiro em Natividade, mesmo tendo que ter realizado nova eleição, finalizasse antes do processo eleitoral de Bom Jesus? Seria fruto da força política do PT na capital do país? Seria então o caso de cogitar um entendimento entre os republicanos e petistas de Bom Jesus do Itabapoana, até mesmo porque ambos são contrários ao atual governo.
O que fica de impressão é que o grupo político do Chico da Saúde teve mais perseverança e gana de vencer a morosidade da justiça, e quem ganha com isso é a população de Natividade que terá a partir de agora a estabilidade administrativa garantindo assim a segurança jurídica e institucional do município, o que está muito longe de ocorrer por aqui.
Por uma questão de interesse coletivo e pela situação em que se encontra Bom Jesus do Itabapoana, as forças políticas das oposições deveriam mobilizar de maneira desprendida com os planos de 2016, ficando escondidos e omissos com as atrocidades administrativas que vem ocorrendo somente castiga ainda mais a população periférica, e principalmente os servidores públicos concursados.
Os senhores ao se manterem distantes do jogo político estão permitindo que a prefeita aparelhe a máquina pública de maneira que nada deterá a eleição de seu grupo, tentar agir somente em 2016 será inútil e tardio.