terça-feira, 24 de novembro de 2015

Quando a delação se volta contra a delatora

O processo TCE 220.227-9/2013 que já havia causado grande alvoroço na administração pública em julho de 2015, agora ganha novos contornos que proporcionou novos alvoroços, e até um ataque de nervos sofrido pela "delatora-da-auditoria-e-controle-interno".

Na publicação polemizada em julho, tínhamos como elemento incendiário, a determinação do TCE-RJ pelo ressarcimento aos cofres públicos de somas estratosféricas, e envolvendo o secretário de fazenda e diversos outros servidores do setor de arrecadação.

Os valores a serem devolvidos se aproximam de 3 milhões de reais, sendo que somente o atual secretário de fazenda foi notificado a devolver 1,4 milhões, com alguns outros servidores efetivos e comissionados com montas vultosas a serem devolvidas, que vão da casa dos 130 mil com outras ultrapassando a casa dos 500 mil reais.

Essas devoluções milionária são proveniente de perdões irregulares de dúvidas de IPTU envolvendo algumas das maiores empresas do município, como a Xamêgo Bom e a Contato ou seu proprietário.

Na ocasião da determinação do TCE pelo ressarcimento milionário, a grande polêmica veio à tona com o fato da chefe do departamento de auditoria e controle interno ter jogado os “colegas” na fogueira, imputando-lhes toda responsabilidade pelos cancelamentos das dívidas, ao passo que ela sem dúvidas que deveria ter ciência, até mesmo para auditar e exercer  controle nesses processos.

A caso ganha novos contornos com o fato dos servidores que foram notificados pelo ressarcimento terem nomeados seus advogados, e nas defesas e relataram que o caminho óbvio seria imputar na chefe da divisão de auditoria e controle interno ter a penúltima responsabilidade sobre os processos de cancelamentos antes de chegar para a assinatura da prefeita.

Se prerrogativa da divisão de auditoria e controle interno é justamente para fiscalizar a lisura dos processos, fica completamente surreal a chefe desta divisão se esquivar de suas responsabilidades.

E diante disso, parece que a delatora da auditoria e controle interno passou a ser a grande delatada desta história, pois segundo informado, é que na semana passada a delatora da prefeita surtou com os novos rumos deste processo no TCE, e pela reação descontrolada dela, suponhamos que os ressarcimentos milionários reairão em cima dela.